Nature

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Amor Caridade.

“Agora, portanto, permanecem fé, esperança e caridade, estas três coisas.A maior delas, porém, é a caridade.” (I Cor 13,13).
São Paulo nos deixa bem claro que, dentre as virtudes teologais, que são dadas diretamente das mãos de Deus, a maior delas é a caridade.A caridade rege as outras virtudes,ela abarca todas as outras virtudes.
Caridade se define como amor ao próximo, um amor que Deus envia diretamente ao nosso coração.Caridade significa amor fraterno, puro, desinteressado.Deus é esse amor.Deus é amor.
“A caridade jamais passará.Quanto às profecias, desaparecerão.Quanto às línguas, desaparecerão.Quanto às línguas, cessarão.Quanto à ciência,também desaparecerá.”(I Cor. 13,8).
A caridade é um dom, um carisma,um chamado e uma virtude.É um dom porque vem de Deus.É um carisma, pois a usamos em favor do próximo.É um chamado, pois nos convoca a praticar obras de amor ao próximo.E, finalmente, é uma virtude, pois nos leva a sermos homens mais santos.
A caridade é um dom infinito de Deus.O amor é um dom infinito.Quem é amoroso e aprende a amar com Cristo, jamais perece.O amor nos leva à santidade, nos leva, portanto, à vida eterna.
Porém, essa caridade, esse amor fraterno, deve ser puro, sem mancha.O verdadeiro amor ao próximo transborda humildade e compaixão.São Paulo nos descreve como é esse verdadeiro amor:
“A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa,não se ostenta, não se incha de orgulho.Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita,não guarda rancor.Não se alegra com a injustiça, mas se regosija com a verdade.Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”(I Cor. 13,4-7).
A caridade, portanto, deve ser paciente, ou seja, perseverante.O verdadeiro amor não se entrega, não desiste do irmão que necessita de apoio, de conselho,de ajuda. O amor caridade faz de nós sal da Terra.
A caridade não é invejosa.Lembremos que a inveja é um dos sete pecados capitais.Quem possui inveja do outro não é capaz de amá-lo.Quem ama se alegra com a boa conquista do próximo.A inveja nos faz torcer contra a conquista do próximo.
“Bem-aventurada a que teve fé no cumprimento do que lhe fora dito da parte do senhor.”(Lucas 1,45).
Isabel se alegra com a bem-aventurança de Maria, com a sua graça perante a Deus, e não sente, em momento algum, inveja.Este é um exemplo do amor caridade, do amor Cristão.A inveja ofusca nossos olhos, nos faz cegos diante da graça de Deus, incapazes de reconhecer o Seu amor por cada um de nós.
A caridade não se ostenta nem se incha de orgulho.O amor que traz, em si, o orgulho, não provém de Deus.O amor fraterno, ou seja, a caridade,não é uma conquista, é um dom.Não deve ser motivo de orgulho.Caridade é humildade.Quem obtém o dom da caridade deve prostrar-se e louvar a Deus por isso, pois sem Ele a caridade não existiria.
“Porque olhou para a humilhação de sua serva.Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.”(Lucas 1,48).
A caridade nada faz de inconveniente.
“'Tudo me é permitido', mas nem tudo me convém.'Tudo me é permitido',mas não me deixarei escravizar por coisa alguma.”(I Cor.6,12).
Ao colocar “tudo me é permitido” entre aspas, São Paulo, de certa forma, crítica a interpretação errada de uma máxima falada por ele mesmo.Ele explica sua máxima nessa passagem.Ao relacionar os dois trechos (I Cor. 13, 4-7 ;
I Cor. 6,12), percebemos o real sentido da palavra inconveniente.Paulo a relaciona com escravidão, com prisão espiritual.
Quem ama com amor fraterno, com caridade,não se deixa dominar pelas paixões desordenadas,pelas prisões desse mundo, e nem aconselha o irmão a fazê-lo.A virtude da caridade chega primeiro a quem a recebe.Portanto, quem amam a si mesmo e a Cristo não se deixa dominar pelas paixões mundanas, mas se guia no verdadeiro amor, no amor puro que vem de Deus:
“Fostes comprados e pagos.Glorificai,pois, a Deus em vosso corpo.”
(I Cor. 6,20).
A caridade não procura o seu próprio interesse.O amor de Deus é doação.Ninguém ama, no amor de Deus, para si mesmo.mas sim para o próximo.A caridade é um dom voltado ao próximo, é um dom que se recebe para se colocar a serviço de Deus.
A caridade não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.Na Sagrada Escritura, é comum chamar-se de justos os que obedecem aos mandamentos de Deus, ou seja, os santos e os que buscam a santidade.Quem ama ao próximo com esse amor que é caridade não se alegra com o pecado do outro, com o erro do irmão.Amar com o amor de Deus significa também aconselhar, ensinar, instruir.Quem ama com caridade se alegra ao ver o irmão na graça, praticando obras agradáveis ao Senhor, mesmo que o outro ainda sofra por não entender.Amar não é apenas querer a felicidade do próximo, mas a sua salvação.Quem ama não desiste de abarcar o irmão na verdade, que vem de Deus.Não se entrega ao pecado, e tenta resgatar o irmão do pecado, assim como Cristo:
“Tornai-vos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, assim como Cristo também nos amou e se entregou por nós a Deus, como oferta e sacrifício de odor suave.”(Ef.5,1-2).
A caridade tudo desculpa.Caridade é sinônimo de perdão.Quem ama perdoa.Quem não perdoa é como assassino, pois mata o irmão dentro de si.O perdão é a arma fundamental do amor Cristão.O amor caridade é superior a qualquer mágoa, a qualquer ressentimento.Por isso o perdão confirma em nós a caridade que vem de Deus.Perdoar o irmão é ama-lo, com o mesmo amor que Cristo teve por nós na Cruz, com um amor santo, uma amor perdão:
“O ódio provoca querelas, o amor recobre todas a ofensas.” (Pro.10,12).
Quem não perdoa cria querelas, esmigalha seu interior com a mágoa e o rancor e, além disso, faz o mesmo com o seu irmão, matando-o em espírito.Quem perdoa ama, e quem ama perdoa.Amor e perdão são duas palavras definitivamente ligadas. O símbolo do amor de Deus por nós é o perdão de nossos pecados, através de Jesus Cristo.Jesus veio ao mundo unicamente para perdoar.Cristo nos ama, por isso, nos perdoa, independente de qual seja a nossa falta.O amor caridade requer o perdão como ponto chave.Quando se perdoa o irmão, se reconstrói toda a história do mundo, da criação, e toda a revelação Divina,desde Gênesis até a ressurreição de Cristo, e se apressa a sua volta, e assim, da sentido a toda a salvação do mundo, a todo o plano salvífico do Pai.Em outras palavras, quem perdoa faz ter valido a pena a vinda de Cristo ao mundo:
“Jesus dizia:'Pai, perdoa-lhes:não sabem o que fazem'.Depois, repartindo as suas vestes, sorteavam-nas.”(Lucas 23,34).
“Então Pedro, chegando-se a Ele, perguntou-lhe:'Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?'.Jesus respondeu: 'Não te digo até sete, mas até setenta e sete vezes.”
(Mateus 18,21-22).
Setenta e sete, nessa passagem, e há indicios de que também para toda a cultura da época,significa infinitas vezes.Cristo nos perdoa infinitas vezes, porque nos ama.Sua Igreja nos perdoa infinitas vezes, pois é a imagem do seu amor.E nós, imagem e semelhança de Deus,por amor, devemos perdoar nosso irmão de forma incondicional, e infinitas vezes.O perdão é a imagem do amor.Deus é amor, por isso não cansa de nos perdoar, desde que peçamos perdão pelos nossos pecados sem cessar.O perdão liberta, salva.Perdoar é ser crucificado por amor ao irmão e ressucitar no Céu, para Deus.
A caridade tudo crê.Amar é ter fé.Para que se tenha caridade,é necessário um abraço contínuo à fé:
“Em verdade, em verdade vos digo:Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.”(João 8,51).
Crer é esperar,é guardar a palavra no coração.Quem crê já está salvo:
“Pedi e vos será dado;buscai e achareis;batei e vos será aberto.”
(Mateus 7,7).
Amar é ter fé.O amor caridade requer uma fé santa e sem reservas, requer um total abandono à Divina Providência.Quem ama crê,espera,confia.Quem ama guarda a palavra de Deus em seu coração, e atende com fé, e sem reservas, ao seu chamado.Fé é dom de Deus.É um abandono total ao seu poder.Só pode ser digno de receber a caridade quem crê nessa mesma caridade e no amor do Pai que a envia..Amar é ter fé, é crer na santíssima vontade de Deus, é abandonar-se por inteiro nas mãos de Deus, sem reservas.
A caridade tudo espera.A esperança é uma virtude teologal,é um dom concedido por Deus.São Paulo nos mostra o império da caridade sobre as outras virtudes ao colocar fé e esperança na mesma linha do seu texto: “tudo crê, tudo espera.”.A caridade abraça as outras virtudes, por isso é a maior.E não só as virtudes, mas abraça todas as ações Cristãs.Tudo deve ser feito:orações,pregações,vigílias... Mas tudo com amor e por amor.Deus nos fez para amar.É esse amor caridade, esse amor fraterno, que deve guiar as ações Cristãs.Ter esperança significa fazer tudo por amor, na certeza de que Deus nos enviou ao mundo para sermos imagem do amor.A caridade consiste em se doar com esperança, e não com pessimismo.Se doar, na certeza de que Deus vê os nossos esforços:
“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora ao teu Pai ocultamente;e o teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”(Mateus 6,6).
A caridade tudo suporta.Quem ama com amor Divino não se deixa abalar pelo mundo, mas sabe suportar as dificuldades da vida, com a força da oração:
“Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros com amor.”(Ef. 4,2).
Paulo ordena que suportemos uns aos outros com amor.É o amor de Cristo que nos traz a boa convivência em todos os aspectos.Para que possamos ser pessoas resistentes,firmes no amor, é preciso que nos deixemos abandonar no amor e na graça de Deus.É de Deus que vêm o amor,por isso São Paulo nos exorta a amar com humildade de coração.É a caridade que nos impulsiona a viver a mansidão, com humildade e na esperança.
“Não devais nada a ninguém,a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei.De fato os preceitos: não cometerás adultério, não matarás,não furtarás,não cobiçarás, e todos os outros se resumem nesta sentença:Amarás o teu próximo como a ti mesmo.A caridade não pratica o mal contra o próximo.Portanto, a caridade é a plenitude da Lei.” (Rom. 13,8-10).
“A caridade é a plenitude da Lei.”.O amor é a síntese da Lei de Deus.Quem ama verdadeiramente, com o amor que se chama caridade, segue a Lei e não a esquece. Os 10 mandamentos na verdade são um só: Amar. O amor que vê de Deus é a plenitude de todos os mandamentos, de toda a fé Cristã.Viver no amor é ter a certeza do Céu.
“Vede que ninguém retribua o mal com o mal;procurai sempre o bem uns dos outros e de todos.”(I Tes. 5,15).
O amor caridade não é voltado a uma pessoa apenas, mas a todos.Quem ama com amor Cristão ama ao mundo.O amor caridade não se volta a uma ou a outra pessoa, mas é destinada a todos.O Cristão que ama, ama ao mundo inteiro.
Amar é a Lei Cristã.Jesus veio ao mundo para nos ensinar a amar.Quem ama acolhe e pratica a vontade de Deus.Quem ama com amor caridade é santo.A santidade consiste nisso: em amar até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário