Nature

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Maria, a Bem-Aventurada.

Jesus exala o perfume de Maria.Tudo o que Jesus fala carrega Maria nas palavras.Jesus e Maria são uma só carne.A humanidade de Jesus é a mesma de Maria.
“Bem-Aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Ceús.”(Mateus 5,2).
Maria soube ser pobre em espírito,por isso encontrou graça diante de Deus.Sua humildade a fez experimentar a graça de ter o próprio Deus em seu ventre.Sua pequenês a levou ao encontro mais sublime com Deus.
“Porque Ele olhou a humildade da sua serva.Eis que desde agora me chamarão bem-aventurada todas as gerações.”(Lucas 1,48).
Maria, desde o início, foi bem-aventurada,porque foi humilde.É pois, de Maria o reino dos Céus.Maria é Rainha dos Céus e da Terra.Maria é feliz, pois Deus a alcançou em sua pobreza de espírito e a exaltou dentre todas as mulheres.
“Bem-Aventurada a que teve fé no cumprimento do que lhe fora dito da parte do Senhor.”(Lucas 1,45).
É Isabel, cheia do Espírito Santo que proclama por primeiro a bem-aventurança, a santidade de Maria.Maria é exemplo de obediência.Ser humilde significa se submeter.Maria soube se submeter à vontade do Pai. Maria foi obediente em todas as circunstâncias.
“Bem-Aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”(Mateus 5,8).
Maria é Imaculada, fato dito pelo Espírito Santo em Isabel. E,por sua pureza de coração, ela vê a Deus, é Santa, sabe acolher a genuína vontade do Pai.Maria não é santa por si só, mas é santa porque obedeceu a vontade do senhor.É Dele que provém a santidade de Maria.
“Entrando onde ela estava, disse-lhe:'Salve cheia de graça, o Senhor é contigo.'”(Lucas 1,28).
“Exulta, filha de Sião,porque eis que venho para morar em teu meio, oráculo de Iahweh.”(Zacarias 2,14).
Jesus, que é Deus, está com Maria.Maria o gerou, o viu por primeiro.E, como o próprio Jesus disse, só pode ver sua Santidade e sua glória quem é puro de coração.
Maria acolheu a vontade de Deus, acolheu Deus em seu ventre, por isso é bem-aventurada, e tem todos os méritos ditos por Jesus:
É de Maria o Reino dos Céus.Maria é Rainha dos Céus e da Terra, porque sua pobreza de espírito foi perfeita, a mais sublime pobreza de espírito possível ;(Mt 5,3).
Maria é consolada da forma mais sublime, pois chorou por Cristo, sofreu com Cristo, suas lágrimas são as mesmas de Cristo.Por isso Maria não só é consolada, mas é também consoladora, consoladora da humanidade, consoladora da Igreja de Cristo. (Mt 5,4).
“Jesus, então,vendo sua mãe e , perto dela, o discípulo a quem amava, disse a sua mãe: 'Mulher, eis o teu filho!' Depois disse ao discípulo :'Eis a tua Mãe!'.E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19,26-27).
“O discípulo a recebeu em sua casa”. Ao ler esse trecho, imagino uma imagem de Maria Santíssima sendo colocada em uma Igreja. O discípulo amado é a imagem da Igreja. Todos nós , Cristãos Católicos, somos imagem da Igreja.Portanto, Jesus entrega a maternidade de Maria à Igreja.Maria é a Mãe da Igreja.É a mãe que cuida e zela pela Igreja. Cada um dos católicos é parte da descendência desse discípulo amado. Maria, portanto, é também Nossa Mãe.Por isso chamamos Maria de Nossa Senhora.Maria é mãe e Senhora.E como a nossa senhora, ela nos guia na obediência de Cristo, ela nos dirige no rumo da salvação, pois acolhe e guarda a palavra de Deus no seu Coração.Quando dizemos Nossa Senhora de Aparecida, ou Nossa Senhora de Fátima, estamos falando da mesma Maria, porém estamos falando de suas diferentes aparições e diferentes graças pelas quais ela intercede.Assim como o Jesus da galiléia, o Jesus de Nazaré e o Jesus do Monte Calvário são o mesmo Jesus, mas diferentemente referenciado de acordo com os lugares que esteve, Maria também é diferentemente referenciada, de acordo com os lugares que esteve.
Maria foi a que cumpriu por primeiro os ensinamentos de seu filho Jesus.Maria é o exemplo da obediência aos preceitos de Deus.
“Maria guardava tudo isso e meditava-o em seu coração.”(Lucas 2,19).
Maria acolhe a palavra de Deus por primeiro.Maria é a primeira que medita a palavra em seu coração.Maria guarda a palavra.Por isso Maria é Mãe e Senhora da Igreja, pois é porta-voz da evangelização.
“'Em verdade, em verdade, vos digo:se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte.'” (João 8,51).
Maria jamais viu a morte, em circunstância nenhuma, por isso foi assunta aos céus em corpo e alma, tamanha foi a capacidade de Maria de guardar a palavra de Deus.
“Desceu então com eles para Nazaré, e era-lhes submisso.Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração.” (Lucas 2,51).
Quem guarda os ensinamentos de Jesus não vê a morte. Muitos santos, que souberam guardar a palavra de Deus nos seus corações e a medita-la, tem seu corpo incorrompido desde que deixaram este mundo.Deus faz maravilhas aos que guardam as suas palavras.E fez muito mais a Maria, que tanto soube ser fiel e guardar a palavra em seu coração, que acolheu Jesus em seu ventre e meditou a palavra.
A palavra guardar nos mostra a grandeza de Maria na Igreja. Quem guarda não deixa excapar, não deixa esquecer, mas ao contrário, guarda em si e anuncia.Maria é a guia da evangelização em todo tempo, pois é ela quem guarda e medita a palavra de Deus.Portanto, Maria é a mãe da igreja, pois é ela quem nos traz o Cristo vivo e a sua palavra.Maria é sácrario, Maria é a arca da aliança.Maria acolhe todos os sinais de Deus.
“Respondeu-lhe Jesus: 'Que temos nós com isso,Mulher?Minha hora ainda não chegou.'”(João 2,4).
Perceba a relação entre “nós” e “minha”. Jesus diz que sua hora ainda não chegou, diz isso da hora da sua crucificação, da redenção do mundo, mas não pergunta “que tenho eu com isso?”, mas inclui maria ao falar da salvação do mundo. Jesus,ao dizer isso, mostra a participação ativa de Maria no plano salvífico.Maria é co-autora da salvação.Maria é quem guia a Igreja no rumo da salvação.
“'Porei uma hostilidade entre ti [serpente] e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.'”.(Gen 3,15).
Este é o papel de Maria na salvação. Maria é a nova eva, que esmaga a cabeça da serpente, que é Satanás.A linhagem de Maria(Jesus e , consequentemente, a Igreja, seu Corpo Místico), retira o poder de Satanás, o aniquila, o derruba.Jesus é o salvador, e Maria, sua mãe, nos guia em direção a Jesus, aniquilando toda força e poder do inimigo e voltando nossos olhares a Jesus.Maria nos ensina a obediência.
“Sua mãe disse aos serventes:'Fazei tudo o que ele vos disser.'”(João 2,5).
Nós, a Igreja, somos os serventes, e Maria diz a cada um de nós a todo instante: “Fazei tudo o que Ele voz disser.”.Maria nos instrui na obediência.É intercessora, tudo pode pedir a seu filho, e nada lhe é negado. Por isso, Maria é onipotência suplicante. Ela não pode fazer tudo, mas pode pedir tudo, e seu filho não lhe nega nenhum pedido.É Maria quem guia a evangelização, é Maria , a bem-aventurada, quem intercede por nós a todo momento junto a Jesus.
“Todos unânimes, eram assíduos à oração com algumas mulheres,entre as quais Maria,mãe de Jesus, e os irmãos [primos] dele. ” (Atos 1,14).
Maria é pois, Santa, intercessora, e é também Mãe da humanidade.Maria nos leva a Jesus a todo instante.Suplicar a Maria é ter a certeza de que ela é bem-aventurada e encontrou graça diante de Deus.
“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher, vestida de sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Apocalipse 12,1).
Perceba que Mulher é escrito em letra maiúscula.Maria é essa mulher. A mesma mulher do gênesis, quando Deus prometia a salvação do mundo.A mesma mulher do evangelho, a mãe do salvador, e que agora aparece na redenção final do mundo.Maria está presente em todo o plano de salvação do mundo, desde sua origem até o fim dos tempos, que está por vir.
“Ao ver que foi expulso para a terra, o Dragão pôs-se a perseguir a Mulher que dera à luz o filho varão.Ela porém, recebeu as duas asas da grande àguia para voar ao deserto, para o lugar em que, longe da Serpente,é alimentada por um tempo, tempos e metade de um tempo.A Serpente, então, vomitou água como um rio atrás da Mulher, a fim de submergi-la.A terra, porém,veio em socorro da Mulher: a terra abriu sua boca e engoliu o rio que o Dragão vomitara.Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentosde Deus e mantêm o Testemunho de Jesus.”(Apocalipse 12,13-17).
Vamos analisar em partes tal trecho. No versículo 13, assim como no resto do trecho, vemos uma peculiaridade: Dragão, assim como Serpente, são escritos em letra maiúscula, como um nome próprio. Significam, obviamente, Satanás. Vemos no versículo 13 que a inimizade do gênesis,entre a Serpente (Satanás) e a Mulher (Maria) ainda existe. Maria é quem expulsa o inimigo do nosso meio, é quem potege a Igreja conta as ciladas do demônio, através da concepção de seu filho Jesus.
No versículo 14, Maria recebe duas grandes asas.Deus agracia Maria com bençãos e graças, e a faz Rainha, Mãe e Protetora de toda a Igreja. É de Deus que vem as duas asas de Maria. Ela encontra graça diante de Deus, o que demonstra sua total dependencia do Pai. Uma das bases mais importantes da fé católica é que Maria nada seria sem Deus. É somente por ter aceito até o fim a vontade de Deus que Ele agraciou Maria com tantos méritos e honras.
No versículo 15, percebemos que o Demônio tenta submergir a Mulher. Tal água é a água do pecado, que em gênesis se manifesta como o fruto proibido.Porém, Maria é Imaculada, a água do pecado não é capaz de submergi-la.
No versículo 16, Maria é socorrida pela terra. A terra, para nós, representa a graça diante de Deus que Maria encontra.A Imaculada conceição de Maria, concedida por Deus, a faz capaz de resistir as ciladas de Satanás.Maria é Bendita aos olhos de Deus, é bendita entre as mulheres.Vencido, o Dragão tenta sua ultima artimanha, que é , talvez, a dos dias de hoje.
No versículo 17, o Dragão, Satanás, parte para a guerra contra descendência de Maria, ou seja, a Igreja, nós.'”os que observam os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus”. A Igreja dos dias de hoje é atacada pelo demônio, que tenta perder as almas.Devemos nós, católicos, recorrer a Maria, e nos acolher nas suas asas, no seu manto de Rainha, no seu colo de Mãe, pois sua decendência é inimiga do demônio, e ela aniquila as forças e os poderes de Satanás através de sua descendência, ou seja, de seu filho Jesus.Maria é a genuína intercessora da Igreja, que Jesus nos deu no alto da cruz, para a ela recorrermos nos momentos de tentação e de necessidade.
Jesus deu Maria a nós, a Igreja, e fez dela nossa mãe.Por isso Maria é quem dirige a igreja no rumo da salvação. É Maria quem consola os aflitos, intercede pelos sofredores e nos acolhe com amor materno.Por isso a Igreja dá tantos méritos a Maria, pois ela nos leva a Jesus, o nosso salvador, e intercede por nós em todas as nossas necessidades.Ela é a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esta é a essência dos títulos atribuídos a Maria.Maria foi agraciada por Deus, para ser socorro da humanidade, para interceder por nós junto a Jesus.O pedido à Maria Santíssima é um pedido confiante e poderoso, pois pedimos a quem recebeu o maior milagre da face da Terra:o de conceber o próprio Deus em seu ventre.


 “Ave-Maria, cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre,Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário